No especial Busscar
de hoje é de uma empresa que grande que iniciou sua trajetória na Paraíba nos
anos 60.
Fundada por Gustavo Amorim,
a empresa tem a razão social denominada de Amorim e Cia Ltda. A Guarabirense,
começa com linhas de Guarabira para João Pessoa e ao longo dos anos 70 e 80,
expande-se para várias cidades do brejo e curimataú paraibano como: Solânea,
Alagoa Grande, Araruna, Campina Grande, Cuité, Araçagi, Duas estradas
dentre outras, totalizando 28 linhas intermunicipais. Lembro que seus ônibus
saiam e chegavam lotados na rodoviária de João Pessoa.
Na década e 1990 ela esta
no auge com força total, com mais de 40 ônibus em sua frota de vários modelos
de carrocerias e chassis Mercedes-Benz e Scania.
No inicio do ano 2000
a situação da Expresso Guarabirense fica critica, aumentando a falta de
investimento e dividas. A partir de 2002 o estado da empresa fica pior com ônibus
antigos, não cumprindo horários das linhas
e com isso começava a era do transporte clandestino.
Em 2003, o grupo A. CÂNDIDO sonda os diretores da empresa Guarabirense para sua aquisição. Mas quando viram o montante das dívidas, viram que o negócio era arriscado e adquiriram a Roger no mesmo ano.
Em 2003, o grupo A. CÂNDIDO sonda os diretores da empresa Guarabirense para sua aquisição. Mas quando viram o montante das dívidas, viram que o negócio era arriscado e adquiriram a Roger no mesmo ano.
Em 2004 a
Expresso Guarabirense se transforma em um morto vivo. A empresa passou a
reduzir o número de ônibus para sete veículos e deixou de cumprir horários. Em
setembro de 2004, foi o limite: a Guarabirense, sem aviso à clientela, retirou
todos os ônibus, provocando o caos. As empresas TRANSNORTE, RIO TINTO e SÃO
JOSÉ de Campina Grande, assumiram algumas linhas da empresa, a BOA VIAGEM
assumiu a outra parte restante em 2006.
No ano de 2006
era difícil ver um carro da Guarabirense. A empresa desapareceu em pouco tempo.
Toda sua estrutura foi reduzida a pó e 228 trabalhadores dos setores de
manutenção, motoristas, cobradores e da parte administrativa foram
demitidos e então chegava o fim do EXPRESSO GUARABIRENSE.
Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
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